Conteúdo principal

Medicina

O curso de Medicina desenrola-se ao longo se seis anos sendo integralmente ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa cujos conteúdos podem ser consultados em Faculdade de Medicina de Lisboa.

 A Academia é responsável pela formação militar complementar, conforme resulta do protocolo celebrado ao abrigo da Portaria nº 162/99, de 10 de março, entre a Academia da Força Aérea e a Universidade de Lisboa.

As especialidades médicas disponíveis são definidas no fim de cada curso, tendo em consideração as necessidades da Força Aérea. Em função da sua classificação no curso e da decisão da Força Aérea sobres as especialidades médicas e vagas disponíveis, os alunos podem escolher a especialidade médica pretendida.

 Aos oficiais médicos da Força Aérea compete o desempenho de funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, nomeadamente assegurar a assistência médico-sanitária às operações aéreas, em território nacional e no estrangeiro em missões internacionais, bem como prestar assistência e socorro em caso de acidente ou emergência nas unidades da Força Aérea. Orientam e coordenam as ações de promoção de saúde e prevenção da doença aos militares da Força Aérea e avaliam a aptidão física e psíquica do pessoal da Força Aérea.

  Prestam serviço nos Centros de Saúde das Unidades da Força Aérea, e/ou no Hospital das Forças Armadas. Desempenham cargos e exercem funções nas Juntas Médicas da Força Aérea e em outros organismos que, no âmbito da saúde, requeiram conhecimentos técnico-profissionais da especialidade.

Os oficiais médicos, ao longo da sua carreira exercem também funções de comando, chefia ou de direção de órgãos ou serviços da FAP e, numa fase mais avançada, podem ainda desempenhar tarefas administrativas, de docência e de gestão.

  Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, bem como, em casos específicos, prosseguir estudos especializados de pós-graduação e docência. Podem ainda desempenhar cargos de natureza médico-militar em organizações internacionais.

 O curso de formação militar complementar dos mestrados integrados em Medicina e Medicina Dentária da Academia da Força Aérea segue o seguinte Plano de Estudos