Conteúdo principal

Plano Estratégico

No ano da sua criação, em 1978, a Academia da Força Aérea (AFA) estabeleceu um rumo que ainda hoje se mantêm inalterado e que se define pela procura constante de melhoria da qualidade na formação dos Oficiais do Quadro Permanente (QP) da Força Aérea (FA).

Ao longo dos últimos 45 anos, a AFA tem vindo a adaptar-se permanentemente às exigências da Instituição e às transformações verificadas no Ensino Superior, com o objetivo de exercitar as melhores práticas pedagógicas e proporcionar aos futuros Oficiais as qualificações e competências que os habilitem a gerir, operar e manter os sistemas de armas, tecnologicamente sofisticados e complexos, e, simultaneamente, dotá-los de uma formação comportamental consubstanciada numa sólida educação militar, preparação e robustez física, moral e cívica, essenciais ao desenvolvimento de qualidades de comando, direção e chefia, nos diferentes ní­veis de decisão da Instituição.

As diferentes transformações verificadas no Ensino Superior Militar nas últimas décadas, nomeadamente a sua integração no sistema universitário português (1986), a adaptação ao processo de Bolonha (2006) e a implementação de um modelo de governação entre os Estabelecimentos de Ensino Superior Público Universitário Militar (EESPUM) (2015) permitiram desenvolver uma profunda reforma tanto ao ní­vel das estruturas que o integram como nos ciclos de estudos existentes e no contexto alargado do Instituto Universitário Militar. (IUM).

O Ensino Superior Militar na AFA continuará a confrontar-se com exigências e gestão de equilí­brios externos e internos importantes para a melhoria contí­nua da qualidade de formação dos seus Oficiais. Assim, face ao presente desafio, foi desenvolvido este Plano Estratégico (PE) 2023/2024 que orientará toda a atividade de gestão da AFA neste biénio e que apresenta os objetivos, as atividades e as métricas que permitem a avaliação do seu grau de concretização.

Conheça na Í­ntegra o Plano Estratégico 2023/2024