Conteúdo principal

Cursos de Ciências Militares e Aeronáuticas

A Academia da Força Aérea garante a formação aos futuros Oficiais dos quadros permanentes da Força Aérea, nas especialidades de Pilotagem, Engenharias, Administração e Medicina.

A atividade letiva está orientada para o desenvolvimento de competências académicas, físicas e militares, essenciais à funções a desempenhar no escalão de decisão e chefia dos diversos órgãos da Força Aérea.

Através de Protocolos com reputadas Instituições de Ensino Superior, e observando os mais rigorosos e inovadores métodos de ensino, a Academia Força Aérea ministra formação de elevada qualidade, acreditada pelas entidades competentes e amplamente reconhecida.

Piloto Aviador

Piloto Aviador

Aos oficiais do quadro de Pilotos-Aviadores compete o exercício de atividades ligadas à operação de meios aéreos em missões militares.

Engenharia Aeronáutica

Engenharia Aeronáutica

A formação dos Engenheiros Aeronáuticos da Força Aérea é constituída pela Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia, e pelo Mestrado em Aeronáutica Militar – Especialidade de Engenharia Aeronáutica. Estes ciclos de estudos são ministrados na Academia da Força Aérea em associação com o Instituto Superior Técnico tendo uma forte componente técnica e militar.

Engenharia de Aeródromos

Engenharia de Aeródromos

O curso em Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia de Aeródromos (ENGAED), desenvolve-se em dois ciclos de estudo (Licenciatura e Mestrado) e tem a duração de seis anos letivos. O plano de estudos do curso partilha as mesmas unidades curriculares da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, instituição na qual, por protocolo, são realizados três anos letivos.

Engenharia Eletrotécnica

Engenharia Eletrotécnica

A formação dos Engenheiro Eletrotécnicos da Força Aérea é constituída pela Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia, e pelo Mestrado em Aeronáutica Militar – Especialidade de Engenharia Eletrotécnica. Estes ciclos de estudos são ministrados na Academia da Força Aérea e no Instituto Superior Técnico, incorporando várias áreas de especialização da eletrotecnia.

Administração Aeronáutica

Administração Aeronáutica

O plano de estudos do curso de Mestrado em Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Administração Aeronáutica enquadra-se na área científica de gestão e de especialização em contabilidade, fiscalidade e finanças empresariais. Tem unidades curriculares equivalentes às dos planos de estudos dos cursos de Licenciatura em Gestão e Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresarias do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Medicina

Medicina

O curso de Mestrado Integrado em Medicina desenrola-se ao longo de seis anos, (12 semestres com um total de 360 ECTS), sendo integralmente ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). O 6º ano do Curso corresponde ao Estágio Clínico Profissionalizante. A Academia da Força Aérea (AFA) é responsável por ministrar aos alunos de Medicina a Formação Militar Complementar, conforme resulta do protocolo celebrado ao abrigo da Portaria nº 162/99, de 10 de março, entre a AFA e a Universidade de Lisboa.