Conteúdo principal

 Mensagem do Comandante

A Academia da Força Aérea é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar, inserido no sistema de ensino superior público e adaptado às necessidades da Força Aérea.

O Ensino e Formação ministrados visam a preparação de quadros altamente qualificados com competências e capacidades para comandar em situações de risco e de incerteza típicas do conflito armado, em resposta às exigências da Segurança e da Defesa Nacional.

Temos por missão formar Oficiais dos quadros permanentes para a Força Aérea, habilitando-os ao exercício das funções que estatutariamente lhes serão cometidas, conferindo-lhes as competências adequadas ao cumprimento das missões específicas do Ramo, e promovendo o desenvolvimento individual para o exercício de funções de Comando, Direção e Chefia.

Asseguramos a formação científica de base de índole técnica e tecnológica, destinada a satisfazer as qualificações profissionais, e uma formação comportamental consubstanciada numa sólida educação militar, moral e cívica.

As competências e valores transmitidos pelos docentes e formadores no contexto do Ensino Superior Militar possibilitam ainda o acesso e ampliação de novos conhecimentos, formas de agir, comunicar e de estar, e à aptidão para investigar e inovar.

A preparação física e formação militar, visam conferir aos alunos o desembaraço físico e o treino imprescindíveis ao cumprimento das suas missões.

Dotamos os futuros Oficiais com as competências militares e técnicas, incutindo-lhes os valores da Disciplina, Rigor, Competência, Sacrifício e Camaradagem para que possam ser os “Comandantes do Amanhã”.

Neste site pretendemos divulgar, de forma abreviada, quem somos, como estamos organizados e o que fazemos.