A Academia da Força Aérea (AFA) foi palco, esta quinta-feira, 9 de maio, da Cerimónia do Juramento de Bandeira e "Beijo à Bandeira" de 60 alunos do curso “Tenente-General José Luís de Azevedo Barreto Sacchetti” e do Estágio Técnico-Militar Mestrado 2025.
Os 60 alunos pertencem a diferentes especialidades, incluindo Piloto-Aviador, Engenharia de Aeródromos, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrotécnica, Administração Aeronáutica e Medicina, marcando o início de um percurso de exigência, responsabilidade e serviço à Pátria.
Numa cerimónia presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General António Branco, em discurso, o Comandante do Corpo de Alunos, Coronel José Dias, sublinhou que, "não menos por armas que por letras, se formam hoje os líderes de amanhã, prontos para defender esta ditosa Pátria nossa amada, se necessário for com o sacrifício da própria vida”. Dirigindo-se também às famílias, deixou “uma palavra muito especial aos familiares e entes queridos dos que hoje efetuam o seu juramento de bandeira. Esta cerimónia também é vossa, pois vós, que sois o seu porto de abrigo, desempenhais um papel fundamental na sua motivação e apoio.”
Após a leitura dos deveres militares, os alunos prestaram juramento perante o Estandarte Nacional, assumindo formalmente o seu compromisso com a Pátria, seguindo-se a bênção e entrega das espadas e culminando o momento com o simbólico e emocionante “beijo à Bandeira".
A cerimónia terminou com o desfile das Forças em Parada e um sobrevoo de dois aviões Chipmunk.
A cerimónia contou com a presença de altas entidades, militares e civis, e familiares, testemunhas de um dos momentos mais marcantes da vida militar: o compromisso solene de defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.