A Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2024/2025 da Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra, realizou-se ontem, dia 13 de novembro. Esta cerimónia simbólica não só marcou o início de mais um ano letivo como foi o momento de distinguir os alunos que mais se destacaram no ano letivo transato, através da atribuição de prémios.
A sessão solene foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joāo Cartaxo Alves, e ainda com o Comandante da AFA, Major-General Fernando Costa.
O Comandante da AFA proferiu umas palavras para os presentes onde enalteceu os militares que terminavam agora o seu percurso e que a unidade se orgulhava de todos eles, encorajou os atuais alunos desejando todo o sucesso e por fim agradeceu aos militares e civis que compõe a unidade pelo serviço e dedicação diária.
O Capitão Tomás Barros proferiu a habitual lição inaugural, subordinada ao tema “Aplicaçāo de Algoritmos de Machine Learning ao Estudo da Fadiga de Materiais em Estruturas Aeroespaciais - O caso de estudo do sistema de armas Epsilon TB-30 da Força Aérea Portuguesa”.
Perante uma plateia de três centenas de pessoas, os militares que no ano letivo transato terminaram o curso e ingressaram nos quadros permanentes da Força Aérea na categoria de Oficiais receberam as Cartas de Curso, Diplomas e Espadins. Este, já tradicional, ato simbólico coroa todo o empenho, esforço, estudo e dedicação dedicado ao longo do curso.
Houve também espaço para o discurso do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que enalteceu o valor da AFA e os que por lá passam. Referiu que a unidade trata-se de uma verdadeira escola de líderes e um local para onde os jovens portugueses podem olhar e sentir que “vale a pena ser militar”. Afirma ainda que, com todas as provas dadas, a Força Aérea pode ser um primeiro lugar para quem deseja cumprir sonhos de vida e tornar-se referência na sociedade.