PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO FAP-IST GANHA O PRIMEIRO PRÉMIO DE INOVAÇÃO NAS FORÇAS ARMADAS 2022

O projeto de investigação desenvolvido no âmbito do trabalho de Doutoramento em curso do MAJ TMAEQ Luís Marques[1], foi galardoado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas com o Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2022.

Este projeto, que resulta de uma parceria entre o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA) e o Instituto Superior Técnico (IST), integrou sensores radiológicos num Unmanned Aircraft System (UAS) com o objetivo de testar a tecnologia na deteção e localização de fontes radioativas reais e deste modo caracterizar a sua capacidade de utilização em ações de segurança e defesa Nuclear e Radiológica.

Em particular, a aposta está na rápida deteção e localização remota de fontes radioativas, viz. radiação gama, beta e neutrões, utilizando detetores plásticos de alta eficiência geométrica acoplados a Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), para inspeção de contentores marítimos e cargas suspeitas. A utilização de um segundo payload constituído por um detetor cintilador inorgânico de CsI(Tl) com 104 cm3, permitirá igualmente a identificação de fontes e materiais radioativos.

As características desta tecnologia bem como a sua capacidade de deteção em tempo real tornam esta plataforma de apoio à decisão uma ferramenta imprescindível para as autoridades e equipas que se encontram no terreno, podendo englobar cenários que vão desde o tráfico ilícito de materiais nucleares ou outras fontes radioativas, ameaças radiológicas e nucleares (RN), ou até mesmo emergências RN.

O trabalho contou com a participação e colaboração do Campo de Tiro, do Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea (Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química), do Kit Mobilidade e da Direção de Infraestruturas (Laboratório de Solos e Pavimentos), o que demonstra a vontade e dedicação da FAP no avanço tecnológico multidisciplinar, com impacto na missão que lhe é acometida.

[1] Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico

Orientadores:

Prof. Pedro Vaz, C2TN (IST)

Prof. Alberto Vale, IPFN (IST)

Para obter mais informações, clique aqui.