AERO NEXT Main Logo Black Detail.png (70 KB)

A Agenda Aero.Next Portugal propõe-se reforçar o posicionamento de Portugal na cadeia de valor aeronáutica e consolidar o cluster que lhe está associado por via de produtos completos, complexos e de elevado valor acrescentado. Para tal, vai assegurar o domínio de Portugal ao longo das fases de conceção, desenvolvimento, industrialização e comercialização, tornando o país num relevante centro de decisão na aeronáutica, reduzindo a sua dependência face ao exterior e desencadeando fortes efeitos de arrastamento na economia nacional.

Data de Início: 01-10-2021

Data de conclusão: 31-12-2025

Objetivos:

Os principais objetivos da agenda são o desenvolvimento de três produtos e dois serviços:

·         Produtos:

AERONAVE NÃO TRIPULADA.png (197 KB) ARL – LUS2022: aeronave ligeira, com capacidade de carga até 2000kg e alcance de2000km. Será a primeira aeronave desenvolvida, fabricada e comercializada em Portugal, de raíz, para integrar sistemas de propulsão convencionais, híbridos e elétricos.

AERONAVE TRIPULADA.png (213 KB) UAS ARX: UAS classe III com peso máximo à descolagem de 800kg, que pretende reforçar a capacidade de operar vigilância marítima que existe em Portugal.

DRONE.png (194 KB) SAAM – Serviço de mobilidade aérea avançada: UAS e-VTOL e Hybrid e-VTOL desenvolvido para aplicações de monitorização e vigilância e transporte de carga urgente, como por exemplo, em contexto de emergência médica.

·         Serviços:

·         ILAN-VR: um sistema com base em UAS de asa rotativa para inspeção inteligente de fuselagem de aeronave de grande dimensão;

·      PRO Aero 3D: Produção de componentes certificáveis com recursos a fabricação aditiva, com foco na redução de peso, redução de peças e ciclos de produção e simplificação processo produtivo.

Financiado por:

PRR - financiamento.png (35 KB)

Ficha de projeto