Conteúdo principal

Abertura Solene do Ano Letivo 2025/26 da Academia da Força Aérea

12 de novembro de 2025

A Academia da Força Aérea (AFA) realizou, ontem, a cerimónia de abertura solene do novo ano letivo 2025/26, sob a presidência de S.Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo.

No evento – que contou com a presença de cerca de 360 distintas personalidades, civis e militares, entre docentes, cadetes e convidados –, S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional destacou a importância das instituições de ensino superior militar na construção de um futuro mais qualificado e inovador, incluindo a conquista dos novos desígnios aeroespaciais. Sublinhou, ainda, a excelência do ensino e da formação ministrados na Academia, como eixos fundamentais, para preparar os líderes de amanhã, e a relevância da AFA e da Força Aérea, em particular, e das Forças Armadas, em geral, para o desenvolvimento e afirmação de Portugal como um país moderno, seguro e solidário no contexto internacional.

Por seu lado, o Comandante da AFA, Major-General Paulo Costa – identificando esta sessão solene como o marco do início formal do ano letivo 2025-2026, em que 55 novos cadetes dão início ao seu percurso formativo nesta Academia –, enfatizou o momento da entrega de prémios escolares, cartas de curso, diplomas, anéis de curso e espadins, e o ingresso de 76 jovens oficiais nos Quadros Permanentes da Força Aérea, após terem concluído a sua formação nesta casa.

No seu discurso, o Comandante efetuou ainda um balanço das conquistas alcançadas e dos desafios esperados, desde o papel preponderante da AFA na internacionalização – em que, através do programa Erasmus recebeu e enviou cadetes e docentes para países como a Grécia, Polónia, Roménia, Chéquia e Bélgica –, à participação em diversos projetos (destacando-se as agendas mobilizadoras para a inovação industrial do Plano de Recuperação e Resiliência AERO.NEXT PORTUGAL e NEW SPACE PORTUGAL). Por último, enalteceu: (i) o apoio dado pela AFA a vários oficiais a realizar o seu doutoramento em diversos estabelecimentos de ensino superior civis: (ii) a crescente e reconhecida oferta formativa desta Academia, onde destacou a segunda edição da pós-graduação “O Espaço na Defesa e Segurança Nacional”, em alinhamento com o paradigma Força Aérea 5.3 e no âmbito da exploração do 5.º domínio operacional “O espaço”, e a 1.ª edição da pós-graduação em “Segurança de Voo - Prevenção e Investigação de Acidentes”, em articulação com a Inspeção-Geral da Força Aérea; e (iii) as principais linhas estratégicas para o novo ano.

A Cerimónia contou ainda com: (i) a apresentação da Lição Inaugural, proferida pela Capitão de Administração Aeronáutica Mafalda Castanho, e com o tema do seu doutoramento “As práticas de medição do desempenho organizacional no contexto dos paradigmas da Administração Pública: evidência nas Forças Armadas”; e (ii) com três momentos musicais (Hino da Força Aérea, Hino Académico – Gaudeamos Igitur, e Hino Nacional), cantados pelo Coro da AFA, acompanhado instrumentalmente pela Banda de Música da Força Aérea.

Com esta cerimónia, a Academia reafirma o seu compromisso com a formação de excelência, a inovação, a disciplina, o rigor e o serviço à comunidade, abrindo as portas a um novo ano letivo, orientado para o futuro e para o cumprimento da missão que lhe está confiada.