O Major-General Fernando da Costa é o novo Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), tendo assumido ontem, 8 de fevereiro, as funções, substituindo no cargo o Major-General Luís Serôdio.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior, General João Cartaxo Alves, que durante o seu discurso demonstrou confiança no novo Comandante daquele estabelecimento de ensino superior.
Em palavras dirigidas aos militares e trabalhadores civis que a partir de ontem passou a comandar, o Major-General Fernando da Costa assumiu que “a nossa tarefa é árdua, mas nada nos pode orgulhar mais do que o facto de sermos detentores de um ensino de excelência”, acrescentou ainda que voltou "à casa que me viu nascer para a instituição militar".
No decorrer do discurso, o novo Comandante deixou uma palavra em particular aos alunos, mencionando-os como o “garante do futuro da Força Aérea” e acrescentando que o sucesso dos instruendos é o sucesso da unidade e da Força Aérea e “o garante da continuidade com qualidade e da boa liderança de futuro.
O Major-General Fernando da Costa é licenciado em Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto-Aviador, pela AFA, tendo sido brevetado em agosto de 1992.
Enquanto Piloto-Aviador, o Major-General desempenhou funções como piloto operacional em avião F-16. Já nas funções de Comando, foi Comandante da Esquadra 301 – “Jaguares”, do Corpo de Alunos da AFA e da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja.