Conteúdo principal

4.º Encontro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Militares

Decorreu no dia 16 de novembro de 2022, na Academia da Força Aérea, o 4.º Encontro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Militares (ECM 2022), presidido pelo Comandante da AFA, Major-General Piloto Aviador Rui Freitas.

Após a sessão de abertura, o evento teve a participação de dois conceituados keynote speakers:

Professor Emérito Carvalho Rodrigues: O espaço e suas aplicações para a Segurança e Defesa. Desafios de I&D com interesse para as Forças Armadas;

Professor Doutor Alexandre Bernardino: Aplicações de visão artificial no contexto da defesa nacional;

O ECM 2022 teve como objetivo a divulgação dos recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos ao nível das Forças Armadas e da GNR, promovendo a colaboração dos investigadores dos diferentes Centros de Investigação militares (CIDIUM, CINAV, CINAMIL e CIAFA). Para tal, para além das sessões plenárias, foram apresentados 35 artigos científicos em 4 sessões paralelas, organizadas de acordo com as diferentes áreas científicas das ciências militares: Estudo das Crises e dos Conflitos Armados (ECCA), Operações Militares (OM), Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar (CHSCM), e Técnicas e Tecnologias Militares (TTM).

Decorrente da interação promovida entre os 60 investigadores participantes no evento, foram identificadas diversas oportunidades de colaboração científica, que serão enquadradas em futuros projetos de interesse para as Forças Armadas.