Centro de Investigação da Academia da Força Aérea acolhe estágio curricular de aluno da Universidade de Tecnologia de Delft

A Academia da Força Aérea acolheu o estágio curricular de um aluno da Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos.

Oriundo do Mestrado na maior Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Europa, este aluno trabalhou no CIAFA, em colaboração com outros alunos e engenheiros aeronáuticos da Academia da Força Aérea na otimização do sistema propulsivo de uma das novas aeronaves não tripuladas (Unmanned Aircraft Vehicles, UAV), atualmente em desenvolvimento.

Mantendo a vanguarda da tecnologia e a aposta em inovação, o CIAFA tem apostado na investigação e desenvolvimento de UAV sustentáveis, com capacidade de descolagem e aterragem vertical (Vertical Take-off and Landing, VTOL), cuja energia elétrica para a propulsão é gerada por células de hidrogénio.

Em particular, este estágio centrou-se na otimização do sistema propulsivo do UAV, no qual foram estudados diferentes conjuntos propulsores, usando metodologias de análise i) experimental, em túnel de vento; ii) simulação, usando Computational Fluid Dynamic (CFD), e iii) aplicação da metodologia de Knowledge Based Engineering (KBE), que implementa a teoria de Blade Element (BET).

De modo a desenvolver uma aplicação de KBE, que permite calcular diversos parâmetros de desempenho de um hélice, foi usado, pela primeira vez no CIAFA, uma ferramenta inovadora – o ParaPy. Este software que permite construir aplicações de software paramétricas, baseadas em regras que automatizam processos de design de engenharia suportados por simulação - https://www.parapy.nl/.

Sendo que, atualmente, mais de 80% do trabalho de engenharia é altamente repetitivo, a plataforma do ParaPy permite acelerar a criação de modelos, bem como, criar aplicações que automatizam processos repetitivos, aumentando a eficiência da análise, e.g., que durariam semanas podem ser otimizados para demorar alguns minutos.

Mais informações acerca do trabalho desenvolvido pelo estagiário relativamente à criação da nova aplicação da BET através do ParaPy, podem ser encontradas no seguinte artigo (disponível apenas em Inglês).