Abertura Solene do Ano Letivo na Academia da Força Aérea

Realizou-se, no dia 30 de outubro, a Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2020/2021 da Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra.

A cerimónia, que foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, contou ainda com as presenças de Suas Excelências a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego e o Comandante do Instituto Universitário Militar, Tenente-General Barros Ferreira, bem como de um número limitado de outros convidados militares e civis, face às limitações em contexto de pandemia.

A sessão solene iniciou-se com o Hino da Força Aérea, ao qual se seguiu uma alocução pelo Comandante da AFA, Major-General Paulo Mateus, que abordou a questão identitária militar associada ao ensino superior.

Seguiu-se a Lição Inaugural, proferida pela Capitão Psicóloga Ana Gomes, subordinada ao tema "Modelos preditivos da performance em voo: Novas abordagens”.

Posteriormente, foram entregues as Cartas de Curso, os Diplomas e os Espadins aos novos Oficiais de Quadro Permanente e os Diplomas aos alunos que concluíram o 6.º Curso de Pós-Graduação em Medicina Aeronáutica. Houve ainda lugar à atribuição de Prémios Escolares aos alunos que mais se distinguiram no ano letivo 2019/2020.

A cerimónia prosseguiu com uma alocução de S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, tendo terminado com o Hino Nacional.